Química

Tabela Periódica


Na sala “Tabela Periódica” é apresentado o modelo e a história da tabela periódica criada por Dimitri Mendeleev, que organizou os elementos pela ordem crescente de massa (número de prótons + número ne neutrons) na horizontal.  Anos depois, Henri Moseley, um aluno de Mendeleev, fez uma mudança na tabela original e os organizou pelo número atômico, na ordem crescente na horizontal.



          Com uma tabela interativa, na atração “Mesa de Átomos”, é possível que os visitantes brinquem com as formações de compostos a partir da união dos elementos apresentados. Como são demonstrados nos vídeo a seguir:


Video


Forma molecular do óxido nitroso

O óxido nitroso ou monóxido de dinitrogênio, composto por dois átomos de nitrogênio e um de oxigênio, conhecido como gás hilariante, é utilizado como anestésico em odontologia e em pequenas cirurgias.
Forma molecular da água


          A água, composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, é a molécula mais importante. É reaproveitada continuamente através da evaporação e é responsável por cerca de 70% da constituição da crosta terrestre e do corpo humano.


Forma molecular do óxido de plutônio
          O óxido de plutônio (IV) ou dióxido de plutônio, formado por uma molécula de plutônio e duas de oxigênio, é usado principalmente como combustível em reatores nucleares e naves espaciais. Foi o principal componente da bomba atômica lançada sobre Nagasaki, em 1945.
Forma molecular do monóxido de
carbono


           O monóxido de carbono, constituido de de uma molécula de carbono e outra de oxigênio, é considerado um gás tóxico por se juntar fortemente à hemoglobina, impedindo-a de transportar o oxigênio no sangue, causando a morte.
Forma molecular do gás hidrogênio


          O gás H2 (chamado de hidrogênio) é resultado de uma ligação covalente entre duas moléculas de hidrogênio. Ele é o gás mais leve e por isso não sofre ação da gravidade. É incolor e utilizado em indústrias petroquímicas, onde é queimado, produzindo água e muita energia. Apresenta um futuro promissor em relação a seu uso como combustível limpo.







Vale quanto pesa


Com uma balança interativa, a atração “Vale Quanto Pesa” informa imediatamente a quantidade dos metais essenciais presente no corpo de quem está sobre a balança, mostrando onde esses elementos atuam no organismo.
O cálcio e o magnésio, atuantes nos ossos, são responsáveis por, respectivamente, dar rigidez e resistência aos mesmos. Ambos interferem nas contrações musculares, onde o primeiro elemento as afetam e o outro equilibra esse efeito e relaxa os músculos.
Já o ferro e o cobalto, que integram o sangue, desempenham funções respectivas de transportar oxigênio por intermédio da hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos e sintetizar a vitamina B12 nas células sanguíneas.
Balança interativa, representando os
níveis de metal no corpo
          O zinco, que é absorvido no intestino, atua diretamente em cerca de cem enzimas, para que as mesmas realizem reações químicas vitais. Já o cromo, atua principalmente no pâncreas, potencializando os efeitos da insulina, e através desta mudar o metabolismo dos lipídeos, aminoácidos e glicose.
          O manganês está associado à formação de tecidos, crescimento, reprodução e metabolismo de carboidratos e lipídeos. É encontrando principalmente em órgãos com tecidos cheios de mitocôndrias, como no fígado e nos rins. Já o molibdenio funciona como um co-fator de enzimas, além de ser uma forma de prevenção da anemia. Fica concentrado na pele e nos rins, onde  ocorre grande ação enzimática.
          O selênio é um componente de importantes enzimas e com complementos de vitaminas A, C e E forma os chamados antioxidantes. Fica concentrando em diversas enzimas espalhadas pelo corpo. O cobre, por sua vez, auxilia na mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, a síntese do hormônio da adrenalina e na formação dos tecidos conjuntivos, além de aliviar dores de origem inflamatória e prevenir doenças virais. É encontrado em diversos tecidos e nos principais fluidos (sangue, líquido que protege o cérebro e a medula espinhal e que lubrifica as articulações) do corpo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário