Economia



Pintura representando o escambo
            O escambo no Brasil foi bastante utilizado  principalmente na época da forte exploração do pau – brasil, no início do século XVI. O ato de trocar produtos por trabalho foi a forma usada pelos portugueses sobre os indígenas para conseguir esta matéria prima. Com a modernização econômica, foi substituído pelo uso das moedas, sendo pouco praticado atualmente. O açúcar, o gado, o sal entre outros elementos foram os mais utilizados para o escambo.
            Desde a entrada do Brasil no mercado mundial, o café e o açúcar tem destaque nas transações comercias internacionais. O ano de 1850 marcou o início da ascensão do açúcar proveniente das plantações de beterraba, quando 1 kg de ouro era equivalente a 221 kg deste. A partir de 1860, mesmo com o crescimento da exploração deste açúcar, a valorização do algodão e do cacau fez com que o produto sofresse baixa no mercado brasileiro. Onde a relação por quilo de ouro era de 1/190,51 e manteve esse ritmo, chegando a 1/9.97 em 1870. Acompanhando o crescimento do café, em 1880 sofreu um a notável progresso, atingindo a marca de 1/1238.09. Já em 1890 o valor do açúcar em relação ao ouro atingiu o seu ápice, sendo essa década marcada também pela entrada de imigrantes, extinção do trabalho escravo e a entrada definitiva do trabalho assalariado.
            A partir do gráfico é possível notar um crescimento considerável no período de 1880 a 1890 do açúcar em relação ao ouro, Tendo em 1870 uma grave queda em relação ao mercado internacional.


Gráfico mostrando as variações do preço do açúcar em relação ao ouro em cinco décadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário