Geografia

Glossário


Ilustração da garimpagem manual
      Atualmente os minerais são elementos fundamentais na vida do ser humano. Presentes muitas vezes de forma diferente da bruta, estes compõem meios de transporte, na medicina, na manufatura, cosméticos e outros. Durante a visita ao museu, o grupo encontrou conceitos que definem e descrevem a retirada dos minerais da natureza, além de nomes de elementos que fazem parte do processo. Os principais são:
                *Garimpagem: explorações manuais ou semi mecanizadas de minerais preciosos, semipreciosos, minerais metálicos ou não metálicos. 


Linha dos períodos terrestres, estuado pela geologia
*Geologia: ciência que estuda a composição física, a história e origem da Terra. Estuda também os materiais que a compõe e os fenômenos naturais ocorridos com o passar do tempo.

*Jazida: local com concentração e abundancia de metais ou substancias artificiais com alto valor econômico. 
Jazida de diamantes já explorada. Pode ser também chamada de mina.
*Lavra: conjunto de operações que visam o aproveitamento industrial da jazida, desde a extração das substâncias minerais úteis, até o beneficiamento destas.
Local onde ocorre mineração
*Mina: jazida registrada no ministério das minas e energia ou em outro órgão oficial em processo de lavra.

Mina de ouro desativada
*Mineração: processos de extração, atividades minerárias e industriais com objetivo de extração de substâncias minerais a partir de depósito ou jazidas.

*Mineral: substancias inorgânicas que se encontram naturalmente na constituição da litosfera.

Mineral extraído da natureza
*Mineralogia: ciência que estuda as propriedades físicas dos minerais. 
Minério de ferro, utilizado na produção do aço


*Minério: mineral que pode ser explorado economicamente. 


Rocha comum na superfície terrestre
*Rochas: todo tipo de material que compõe a superfície terrestre, pode ser formada por um único mineral ou agrupamento desses.











Ciclo dos Metais




           Em alguns países, a exploração de recursos minerais é muito importante para a economia. A Arábia Saudita, por exemplo, possui uma grande quantidade de petróleo, e a extração e venda deste serve como base para a economia. Devido á larga escala de minerais presentes na natureza, cada um destes tem um papel perante alguma região. Utilizando como exemplo o minério de ferro, serão apresentadas as regiões de maior produção, exportação e de maior abundancia deste mineral.


A maior produção de minério de ferro se encontra na China, com 900 milhões de toneladas métricas ao ano. Em segundo lugar está a Austrália, onde se concentram sedes de duas das mais importantes mineradoras do mundo, com 420 milhões. O Brasil, local onde se localiza a sede de uma das maiores mineradoras do mundo, vem logo em seguida com 370 milhões. Em quarto lugar está a Índia, com 260 milhões, o que representa 12% da produção dos seis países de maior produção. O próximo no ranking é a Rússia, com 100 milhões de toneladas métricas ao ano. O sexto e último país do ranking montado foi a Ucrânia, com 72 milhões de toneladas.
              Em países onde há uma abundancia de minério, geralmente há uma grande produção do mesmo. Esta produção abastece as empresas do país, porém existem excedentes. Estes excedentes são vendidos para os países onde a produção do minério é baixa ou não existe, através da exportação.  Através de um gráfico, serão representados os países que mais exportam minério de ferro e porcentagem de importação entre eles.


As três maiores mineradoras do mercado do minério de ferro na atualidade são a Vale, Rio Tinto e BHP Billiton. Rio Tinto e BHP Billiton tem origem australiana, enquanto a Vale é brasileira. Em função principalmente destas mineradoras, Austrália e Brasil exportam 39% da quantidade exportada pelos cinco países que mais exportam minério de ferro, que são aproximadamente 32 milhões de toneladas. O próximo país do ranking é a Índia, com a exportação de cerca de 11 milhões toneladas da sua produção por ano. A África do Sul vem em seguida, com 4 milhões de toneladas exportadas ao ano. Fechando o ranking está o Canada, com 3 milhões de toneladas, equivalente a 4% das exportações.
                Para que haja a exploração, produção e exportação do minério de ferro é necessário que este esteja presente no solo da região. Devido a condições climáticas, latitude dentre outros, alguns países possuem o minério e maior quantidade do que outros. Além disso, não é todo minério de ferro que é retirado e pode ser utilizado, pois em alguns casos pode haver um teor de ferro inadequado. 



                Os países onde há uma maior quantidade de minério de ferro são Brasil e Austrália, como se pode notar na imagem. Outros países que também se destacam na extração são Ucrânia, Rússia, Índia, China e Estados Unidos. Há vários países onde não há extração de minério de ferro devido a falta deste, como por exemplo, Argentina, Etiópia, Reino Unido e Vietnã.
                Além de benefícios para a economia, a extração traz problemas para a natureza. Em um local onde há exploração, milhares de habitats animais foram destruídos, alterando assim a fauna da região. A flora também sofre, uma vez que milhares de espécies são destruídas para que haja a exploração.
Vista de um local onde há extração de minério de ferro
           Durante o grande processo de exploração, uma grande quantidade de água é consumida. Além disso, a profundidade atingida durante a escavação pode atingir os lençóis freáticos, alterando a água da região, prejudicando as características naturais da região. Existem outros problemas causados na extração, porem os anteriormente citados são os que mais acontecem, e mais importantes.
                Minerais são importantes da economia de muitos países. A produção e exportação destes servem como fonte de renda para muitas empresas e consequentemente, trabalhadores. Porém a exploração representa um grande risco para a natureza, uma vez que gera inúmeras alterações no meio ambiente. Portanto a extração dos minerais são importantes para os países, porem estes  devem buscar soluções para os problemas gerados ao meio ambiente.












Nenhum comentário:

Postar um comentário