Física


      As lunetas terrestres


            Na sala “Chão de Estrelas” observamos as riquezas do solo mineiro com a utilização de lunetas terrestres, que nos permitiam ver de perto pedras e metais raros. A imagem obtida fica ampliada em relação à vista a olho nu, mas não há uma ampliação real do objeto, e sim um efeito de aproximação que resulta no aumento da imagem.

A formação delas se deve a combinações de lentes posicionadas dentro das lunetas, onde a lente divergente permite que seja uma representação real, direita e maior do objeto em questão. 

Formação de imagens em uma luneta terrestre

            No caso da luneta representada acima, a Luneta de Galileu, se usa a ocular como uma lente divergente e a objetiva como lente convergente, formando assim uma imagem direita e ampliada na visão humana.

      As Miragens




Miragem de uma das pedras preciosas apresentadas no museu

A formação das miragens se fundamenta na utilização de dois espelhos côncavos (espelho de formato esférico, onde a parte refletora se encontra na parte interna) associados, onde o objeto fica em um ponto comum do vértice do espelho de baixo e o foco do de cima. Formando uma imagem ilusória projetada na parte superior do conjunto em questão.
Essa técnica foi usada na sala “Miragens” para fazer referência a ilusão que os estrangeiros tinham ao  chegar em Minas Gerais, relacionando-a com o ideal de se conseguir metais e pedras preciosas com facilidade na região onde os encontrava em abundância.



Imagens em 3D


Imagem digital em 3D, que precisa do auxílio de um
            óculos especial para enxergar a imagem
         em três dimensões
A visão em 3D é apenas uma ilusão criada a partir da estereoscopia, ou seja, projeção de duas imagens, de uma mesma cena, com pontos de visão ligeiramente diferentes, igual o que acontece no olho humano. Quando vemos alguma coisa, cada olho, com uma pequena diferença, vê de um ponto diferente e enviam mensagens diferentes para o cérebro. Lá, as informações recebidas são interpretadas e detalhes da imagem, como profundidade, distância, posição e tamanho, são percebidas.
A partir daí, é formada uma ilusão em três dimensões na nossa mente, nos fazendo crer que a imagem que enxergamos não está só em duas dimensões, como realmente acontece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário